Cansada de más notícias em Jornais, TV, Rádio e WEB!
Tá na hora da gente ter um espaço para levantar o astral.
Esse espaço é aqui! Entre e fique à vontade.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Preguiça de Crescer



Conheço muitas pessoas que declaram desejar uma vida tranqüila, harmônica, mas que não conseguem. Por trás disso está a falta de empenho. Ambicionamos viver bem, mas não queremos fazer esforço. Desejamos tudo pronto. Para viver bem é preciso estudo e dedicação. Uma vida serena não cai do céu, ela é fruto de anos de observação de si e treino. A calma pode ser conquistada, mas não sem trabalho.


Pensamos que isso deve ser um traço de personalidade e só os sortudos é que nascem assim, o resto dos mortais tem que se contentar com uma vida agitada e tensa. Gostamos de nos escorar no “Eu sou assim e ponto!” Que eu chamo de síndrome de Gabriela, por causa da música (Eu nasci assim, vou ser sempre assim...)


Paz dá trabalho. Mas é uma tarefa prazerosa. Observar-se, aprender sobre seu próprio comportamento é divertido e conduzi-lo é libertador, é como diz o Lao Tsé: “Poderoso é quem se domina a si mesmo.” (poema 33 do Tao Te Ching)


Uma vida harmônica é reflexo de uma harmonia interna, conquistada depois de muita dedicação. Somos preguiçosos e desejamos o resultado sem a prática. Alguns tentam uma, duas vezes e dizem não consigo, é impossível... Como se isso fosse aparecer assim! O treino é longo e as falhas no processo são muitas, mas no decorrer do trajeto já vamos vendo pequenos resultados, que só olhos bem treinados conseguem enxergar.


Acho que era dessa preguiça que Jesus falava o tempo todo; o desejo infantil de querer tudo rápido e pronto, sem a sua contrapartida. Essa preguiça devemos espantar, se queremos paz devemos arregaçar as mangas e trabalhar em nós mesmos arduamente, até conseguir auto-domínio.


Namasté!

Múltiplas Realidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário