Cansada de más notícias em Jornais, TV, Rádio e WEB!
Tá na hora da gente ter um espaço para levantar o astral.
Esse espaço é aqui! Entre e fique à vontade.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Não sofrer com derrota



Por @NandaBotelho do Múltiplas Realidades

Um amigo do twitter me fez uma pergunta: “Quero aprender a não sofrer por derrota, como faço?” Achei que o tema era extenso demais para ser tratado em 140 caracteres. Então disse a ele que escreveria um texto sobre isso. Não que eu tenha a palavra final sobre o assunto... Mas tenho algumas ideias sobre isso.


Primeiro de tudo, o que me vem à cabeça é:


- Não se apegue ao resultado!!!!


Acho que o que provoca sofrimento numa “derrota” é você entender um determinado resultado como fracasso. E porque você o visualiza assim? Porque determinou previamente o que seria sucesso, e só aquele desfecho poderia ser bom! Se você não esperar um determinado arranjo o que vier pode ser passível de se lidar positivamente. Logo, quando você não se apega a um fim específico, fixo, pode aliviar muito o sofrimento. Portanto fique aberto! Todas as possibilidades podem se realizar.


Outra coisa é a frustração. Aquela sensação de perda, de não ter conseguido algo que desejava. Penso que esse é um sentimento natural e não precisa ser “sofrimento” que é uma dor estendida (tenho uma teoria sobre isso que posso comentar depois). Podemos diminuí-lo sabendo que existe e é natural, dura o tempo de uma topada, lembra como topada dói? No início é aguda e a gente até pensa que vai perder os sentidos, depois, de minutos, vai passando até você poder andar novamente. Claro que algumas topadas são mais sérias que outras, mas todas são curáveis! Lembrar disso pode ajudar a você passar mais rápido pelo sentimento de frustração.


Acho que esse dois pontos são importantes para começar, mas esse aprendizado leva tempo e precisa de esforço. É necessário elaborar bem os sentimentos, com essa nova compreensão, toda vez que entramos numa situação de fracasso. Mas entendê-lo de forma diferenciada, apenas como um resultado possível dentre tantos, ajuda a diminuir seu tamanho e força, fazendo a gente ficar maior que a situação.


Namasté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário